segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Fiat apresenta carro-conceito brasileiro no Salão de São Paulo

Um modelo targa com deseign futurista e pintado na cor verde metálica é a grande atração do estande da Fiat no 25º Salão do Automóvel de São Paulo. Totalmente projetado e construído no Pólo de Desenvolvimento da montadora, em Betim (MG), o FCC II (Fiat Concept Car II) é um conceito destinado ao lazer que tem como objetivo principal não agredir a natureza. Feito com materiais alternativos recicláveis, não emite poluentes, já que possui um motor elétrico.

Alimentado por 93 baterias de íons de lítio, que podem ser recarregadas em qualquer tomada 220 V, o FCC II tem autonomia de até 100 quilômetros, desenvolve 59 kW (80,2 cavalos de potência) e torque máximo de 22,9 mkgf. O câmbio de cinco marchas é automatizado pelo sistema Dualogic.

A carreceria foi construída em fibras naturais de fontes renováveis para ter menor impacto ao meio ambiente e da nanotecnologia para fazer peças mais leves e resistentes. Os painéis de carroceria, como o capô, por exemplo, foram injetados em compósito com nanoargila, a chave de fenda que acompanha o kit de ferramentas foi injetada em plástico reciclado com fibras de curauá e sisal.

Peças como reparos, discos de freio, molas e montantes de suspensão receberam revestimentos organometálicos isentos de metais pesados. A espuma que reveste os bancos foi feita com 30% de poliol de óleo de soja reciclado.

Destinado para a aventuras light no fora-de-estrada, o carro-conceito é equipado com o bloqueador de diferencial da linha Adventure Locker. Esta é a primeira vez que o conjunto é acoplado a um motor elétrico. A estrutura do conceito é tubular, com câmbio posicionado posteriormente e os freios são a disco nas quatro rodas. O modelo usa LEDs para a iluminação dianteira e traseira e os faróis incorporam tecnologia bi-xenon.

Design futurista

Com linhas inspiradas em um buggy para explorar ao máximo a sua agilidade, dinamismo e robustez, o FCC II remete seu usuário ao prazer de dirigir com toda a segurança. Para reforçar ainda mais seu vínculo com a natureza a carroceria foi pintada de verde cítrico. A cor viva das partes suspensas proporciona um contraste agradável com o cinza das partes estruturais.

O conjunto ótico composto por faróis de xenon e LEDs, aliado aos pára-lamas, remetem ao olhar de um animal selvagem. O pára-choque, com ?peito de aço? e proteção lateral, reforça a imagem de robustez do veículo.

O FCC II tem 3.245 mm de comprimento, 1.814 mm de largura, 1.480 mm de altura, 2155 de entreeixos e pesa 980 quilos. O vão livre do solo é de 193 mm. As rodas com aro de 19 polegadas estão calçadas com pneus 255/55 R19.

Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Redação de Maiscomplicadinho.

Nenhum comentário:

Seguidores